Os Discípulos (Eugene Burnand, 1898)

Os Discípulos (Eugene Burnand, 1898)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Natal - Luigi Giussani


"Por que Jesus vem? Como o homem de hoje pode posicionar-se diante desta notícia? E o Natal, o que é? Natal é o amor de Cristo pelo homem. O novo Ser entra no mundo. O Ser novo como antes não havia, nessa novidade de seu comunicar-se aos homens. Um Ser novo entra no mundo, o mundo do Deus verdadeiro. Um Ser novo no conjunto do que se vê no mundo, brotou naquele lugar. Tudo foi feito por Ele, ma aqui predomina a novidade de uma vida. Uma nova criatura vence a antiga. A antiga criação opõe-se à nova, mas com o Natal o calor retorna ao mundo, e tudo ressoa com eco ao apelo divino, ao Mistério que existe. O impossível, isto é, o Mistério, não é merecido pelo homem. Entretanto, aqui acontece um foco, uma afeição que envolve, um calor que predomina no imenso cenário do mundo, no espaço eterno. Aqui é o presságio de uma coisa nova que afervora, e tende a fazer tudo tornar-se concreto. E propriamente por isto suscita uma grande devoção. Como graça divina, no tempo determinado, o Filho de Deus se fez uma criança na história humana, apropriou-se de padrões e fórmulas de uma existência. Na lembrança e na memória daquele Fato, o testemunho do Filho de Deus emerge sempre mais forte e a impotência do mal se torna a figura dominante de toda a história. E o povo de Javé surge para atirar-se ao mundo. Assim, para cada dia da vida, fica nas mãos do povo cristão a aposta do poder de Deus no tempo, e a oração de Nossa Senhora para que se realize em todas as suas circunstâncias." (Contribuição do padre Luigi Giussani para o jornal italiano TG2, do Canal Rai, de 24 de dezembro, 2004)

2 comentários:

  1. Hi! I saw you are between my blog's readers but I don't know you! Anyway, I'm glad you like my blog and you read it...do you understand italian?

    ResponderExcluir
  2. From your blog it's not hard to see you are part of the Movement! Me too.. your blog is very nice! For an italian it's not impossible to understand Pourtuguese, even if Spanish is easier!

    ResponderExcluir

Obrigado. Seu comentário estará visível após algum tempo.