Os Discípulos (Eugene Burnand, 1898)

Os Discípulos (Eugene Burnand, 1898)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O Milagre da Hospitalidade - Luigi Giussani

“...Se quisermos logo nos sentir repletos de riqueza na vida do pensamento, devemos partir sempre da grande verdade primordial: que não existíamos e agora existimos; logo, existir – isto é, viver, ser, mover-se – é participar de algo outro, além de nós. Como é pacificamente exaustivo poder dizer com clareza (com clareza na motivação, não com clareza diante do conteúdo, que é o mistério que Cristo nos revelou) que tudo o que fazemos participa de algo outro! A raiz da gratuidade está aqui: tudo o que fazemos e somos nos é dado, nós participamos de algo outro além de nós. Acredito não haver nenhuma verdade mais evidente do que esta: que a cada instante da nossa vida não nos fazemos por nós mesmos. É na vibração desta autoconsciência que se desenvolve em nós a possibilidade de uma oração real...”
(Trecho do livro O Milagre da Hospitalidade - Luigi Giussani)

4 comentários:

  1. Texto excelente! Obrigado pelo comentário, pode divulgar meu blog, vou pôr um link para o seu. Um abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. Olà Milton!

    Informo-te que te designei para um Prémio Dardos. Com este prémio simbólico “se reconhece o valor que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc.”

    Parabéns!

    Está tudo em: http://utopiecalabresi.blogspot.com/2009/01/utopie-calabresi-ha-ricevuto-il-premio.html

    Um grande abraço da Itália!
    Domenico Condito – “Utopie calabresi”

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Milton,
    obrigado por ter aceitado o Prémio Dardos.Respeito ao selo, acho que
    as tuas visitas, palavras, orações e sobretudo a tua amizade são bem mais importantes que colocar a imagem do prêmio no blog. “O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado”, não é?
    Grande abraço!
    Domenico

    ResponderExcluir

Obrigado. Seu comentário estará visível após algum tempo.